O Projeto

Lidar com a perda de uma pessoa querida não é uma tarefa fácil. Sensações, que muitas vezes são desconhecidas, invadem e tomam conta. E, de repente, tudo parece novidade. É um mundo novo. “Que espaço é esse sem ela aqui?”

O luto é um processo longo de adaptação. O luto é uma reação emocional normal e esperada que surge quando perdemos alguém que temos um vínculo forte e significativo. É um processo individual, no qual cada um vai lidar e sentir de maneira única. Assim como a dor e o sofrimento, fazem parte as memórias, a saudade, as imagens, os cheiros, as músicas, as histórias vividas, que por vezes são difíceis de serem compartilhadas.

A partir do momento que a gente cuida do luto, a gente cuida também da história de amor, do laço afetuoso formado com o ente querido que perdemos. Cuidamos do legado da história vivida e com isso tentamos minimizar possíveis reações psicológicas desadaptativas e que provocam muita dor, além da sensação de solidão e tristeza presentes nesse processo.

O Cuidado ao Luto foi construído com três frentes assistenciais e tem a missão de ofertar suporte às pessoas que tiveram uma perda significativa pela covid-19.

O espaço de Psicoeducação tem a proposta de informar e orientar sobre aspectos que envolvem a temática do luto; a frente das Memórias refere-se à elaboração do luto a partir do compartilhamento das histórias de perdas pela covid-19, sendo ofertado cuidado a partir de uma devolutiva técnica e acolhedora que será realizada por um profissional especializado em luto; e o espaço Assistencial, que oferta atendimento individual e do grupo de apoio.

A escuta e o cuidado serão realizados por psicólogos voluntários e especializados na temática do luto. Todo o suporte prestado neste projeto terá pleno sigilo e será respeitado em sua totalidade. O processo de luto precisa de cuidados, e uma equipe experiente e solidária estará disponível para ajudar qualquer um que precise de suporte e escuta nesse momento.

Quem Somos

Essa ação foi idealizada e será executada pelo Instituto Entrelaços em parceria de cocriação com o Instituto Beaba (be-a-bá), unidos a profissionais parceiros e amigos que também desejavam oferecer cuidados, ações direcionadas e éticas para as significativas perdas advindas da covid-19.

O Instituto Entrelaços atua há quase 10 anos como um espaço que oferece atendimento psicológico especializado a pessoas que experienciaram o rompimento de um laço afetivo. Possui diversas ações de apoio social como o Ambulatório de Intervenções e Suporte ao Luto, em funcionamento desde 2016.

O Instituto Beaba é uma entidade que trabalha com suporte às crianças em tratamento oncológico. Sua expertise e diferencial é saber informar e comunicar de forma clara, objetiva e otimista sobre temas difíceis.

Sou da imprensa. Tem release?

Gostaríamos de agradecer todos os profissionais de imprensa, que muitas vezes têm arriscado suas vidas, se colocando na linha de frente para nos informar sobre a pandemia.

E pedir, que entendam nosso posicionamento em não disponibilizar os contatos dos pacientes, porque os institutos Entrelaços e Beaba acreditam que preservar o paciente em um momento tão delicado é a base para o cuidado.

Baixe o release aqui.

Idealização e execução:

Criação e desenvolvimento:

Apoiadores: